4 sinais que indicam que deve ir ao Médico Dentista

Sabe qual é o melhor momento para marcar uma consulta com o seu Médico Dentista, para cuidar da sua Saúde Oral?

Infelizmente, grande parte das pessoas procura um tratamento e cuidar da Saúde Oral apenas quando sente dor ou apresenta algum sintoma mais grave.

Mas há sinais mais subtis que, assim que os identifique, o devem levar a procurar ajuda profissional o quanto antes, assim como a rever os seus hábitos de higiene oral.

Para ajudar a identificar que sintomas são indicativos que a sua Saúde Oral pode não estar no seu melhor, falaremos de 4 sinais que indicam que deve ir ao Médico Dentista. Continue a ler este texto e descubra quais são eles!

 

1 - Dor de dentes

homem com dor de dentes

 

A dor de dentes é o sinal de que a saúde de um ou mais dos seus dentes está em causa. Os problemas mais comuns que causam este tipo de dor são:

Muitas vezes, as dores de dentes podem ser sentidas durante a mastigação, o que ajuda a perceber que precisa de ajuda profissional. Inclusive, em casos de dentes fraturados ou partidos, quanto mais depressa o problema for diagnosticado mais fácil é salvar o dente.

Portanto, ao menor sinal de dor de dentes, procure o seu Médico Dentista, para que ele possa iniciar o tratamento.

 

2 - Sensibilidade dentária

Embora seja relativamente comum, a sensibilidade dentária é um sintoma oral que não pode nem deve ser ignorado. Isto porque sentir dor ao ingerir alimentos quentes ou gelados pode significar que a sua Saúde Oral não anda bem, devido a problemas como as cáries, dentes partidos, doenças gengivais ou que há algum dente com a raiz exposta.

Logo, se estiver a sofrer com sensibilidade dentária, faça uma visita ao Médico Dentista para que ele possa dar o seu diagnóstico, acompanhar e resolver esse problema.

 

3 - Sangramento das gengivas

Um dos sintomas, que muitas vezes passa despercebido e que acontece com alguma frequência, é o sangramento nas gengivas.

Geralmente, ocorre devido à falta de uma higiene oral adequada, levando à acumulação de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, que pode dar origem a uma gengivite.

Se o inchaço das gengivas for grande e apresentar um forte odor, pode até ter uma periodontite, que é a evolução da gengivite.

Outras causas para o sangramento das gengivas, além da falta de higiene oral são:

  • Força excessiva na escovagem dos dentes;
  • Próteses removíveis mal "encaixadas";
  • Distúrbios hemorrágicos;
  • Doenças como o escorbuto ou a leucemia.

Há 2 formas de evitar o sangramento das gengivas: o uso frequente do fio dentário e o acompanhamento pelo Médico Dentista, para que o problema seja corretamente diagnosticado e resolvido.

 

4 - Mau hálito

Uma das principais causas do mau hálito, ou halitose, é a ausência ou maus hábitos de higiene oral, que devem ser regulares e adequados.

Muitas vezes a própria pessoa não percebe que sofre de halitose ou, mesmo que perceba, não se sabe como pode resolver o problema, porque tem vergonha de falar sofre o assunto e passa a evitar estar com outras pessoas ou em ambientes fechados.

Se sofrer com o mau hálito, não tenha vergonha. Procure um Médico Dentista para que ele possa dar início a um tratamento específico e acabe com a acumulação de tártaro nos seus dentes e língua.

 

Quando procurar um Médico Dentista?

Paciente na cadeira do médico dentista

Portanto, se constatar que tem algum ou alguns dos sintomas de que falámos aqui, não hesite em procurar um Médico Dentista, para que o problema possa ser resolvido.

Além disso, faça regularmente a escovagem dos dentes e use o fio dentário, já que ambos colaboram bastante para ter a sua Saúde Oral em dia e previne que problemas como estes venham a ocorrer.

Se gostou deste nosso artigo, aproveite e partilhe-o com os seus amigos e familiares e continue a acompanhar o nosso blog, pois estaremos sempre a dar-lhe informações importantes para a sua Saúde Oral em primeira mão!

Entre em contacto

Localização

Rua Brigadeiro Nunes da Ponte,

114 — 2º andar, Ed. Bessa Leite

Telefone

+351 800 282 282

E-mail

info@swissdentalhealthplans.com

Top