Como garantir a Saúde Oral do bebé: do nascimento aos primeiros dentinhos

O simples aparecimento dum dentinho na boca do bebé pode causar um grande transtorno na sua rotina e na dos seus pais. Mas quanto mais atitudes preventivas e conhecimento se tiver sobre a Saúde Oral da criança mais fácil será lidar com as  diferentes fases da dentição, desde o nascimento do bebé aos primeiros dentinhos.

 

A Saúde Oral do bebé começa na barriga da mãe

Sabia que os cuidados com os dentes da criança começam durante a gestação? Por incrível que pareça, o melhor que se tem a fazer é iniciar a prevenção quando a mãe ainda está grávida.

Durante as consultas periódicas de pré-natal, a mãe recebe orientações de como cuidar da própria dentição para evitar o parto prematuro devido a problemas periodontais, ou seja, nas gengivas.

Além de falar sobre prevenção e hábitos que devem ser controlados, como o uso da chucha e do biberão por tempo prolongado, o odontopediatra dá orientações sobre amamentação e sobre como cuidar da boca do bebé, para que as gengivas e a arcada dentária se desenvolvam de forma correta.

 

A limpeza da boca antes dos primeiros dentes

É importante de mães e pais comecem uma rotina de limpeza da boca do bebé ainda antes dos primeiros dentinhos nascerem. Assim, a criança habitua-se a esta rotina desde muito cedo e os restos de leite são removidos.

Após cada mamada, que geralmente acontece de 2 em 2 horas, deve-se enrolar o dedo numa gaze ou numa fralda de pano limpa e molhada em água filtrada e fervida. Depois, com a gaze ou a fralda, limpa-se as gengivas do bebé com cuidado.

 

Quando surgem os primeiros dentinhos

Geralmente, os primeiros dentes começam a nascer por volta dos 6 meses de idade. Porém, pode variar de criança para criança. Até os 3 anos de idade, a criança deverá ter 10 dentes na arcada de cima e 10 na de baixo.

Esteja preparado para muito choro, irritação, febre, diarreia e salivação excessiva do bebé. Uma coisa é certa: a maioria das crianças (e dos pais!) sofrem quando os dentes começam a nascer.

O odontopediatra pode prescrever medicações tópicas e fitoterápicas. Os mordedores com temperatura fria ajudam a amenizar a dor e a comichão. Mas o mais importante de tudo é ter muita paciência e dar muito carinho.

A mudança dos dentes de leite para os definitivos inicia-se por volta dos 6 anos.

 

Como fazer a higiene dos primeiros dentinhos

Aos 6 meses é introduzida uma alimentação mais sólida, quando os primeiros dentes começam a nascer. E é este o momento certo para marcar a primeira consulta do bebé com o odontopediatra!

No início, a indicação será a de continuar a usar uma gaze ou fralda de algodão humedecia em água filtrada ou uma dedeira (facilmente encontrada em farmácias e em alguns supermercados).

Entretanto, quando os dentes de trás (os molares) nascerem, por volta dos 14 meses, o uso da escova de dentes torna-se obrigatória, assim como a pasta de dentes específica para a idade do bebé.

Todas as crianças aprendem com o exemplo dos pais. Portanto, sempre que puder, promova uma escovagem de dentes simultânea, para que a probabilidade de a criança crescer com bons hábitos de higiene oral seja maior.

Quer saber mais sobre a Saúde Oral do bebé? Entre em contacto com a nossa equipa. Teremos todo o gosto em ajudar!

Entre em contacto

Localização

Rua Brigadeiro Nunes da Ponte,

114 — 2º andar, Ed. Bessa Leite

Telefone

+351 800 282 282

E-mail

info@swissdentalhealthplans.com

Top