Por que devo ter um plano dentário?

São várias as etapas e os caminhos percorridos pelos seus pacientes até chegar ao seu consultório odontológico. E esse caminho tem um nome, a jornada do paciente e será um reflexo da experiência que consegue oferecer ao seu público.

Cada um das etapas desta jornada podem sempre ser melhoradas e aperfeiçoadas, para que mais clientes possam ser atraídos, fidelizados e a sua receita aumente. 

Quer saber mais sobre a jornada dos seus pacientes e como melhorá-la? Então, continue a acompanhar esta leitura, para entender melhor as principais fases e começar a ter uma nova visão sobre o seu consultório odontológico.   

O que é a jornada do paciente?

Afinal, o que é a jornada do paciente? É uma expressão bastante utilizada para detalhar cada uma das etapas percorridas pelos seus pacientes, até chegarem à sua clínica.

Esta jornada é também um meio para compreender melhor qual é o comportamento de compra do seu público-alvo. Ou seja, está diretamente relacionada aos hábitos de consumo dos seus utilizadores.

Logo, a jornada do paciente será o indicativo perfeito para entender como é a experiência dos consumidores com o seu negócio.

A partir daí, fica mais fácil planear estratégias que aprimorem cada uma das etapas dos serviços prestados por si e quais ações serão necessárias para atrair mais clientes e fidelizar os pacientes antigos.

A importância da jornada do paciente

Mas afinal, por que é tão importante planear a jornada do paciente? Esta é fundamental para ter uma perceção melhor e mais exata do seu negócio. E, a partir do seu entendimento, encontrar soluções para tornar o seu negócio mais lucrativo, atraente e qualificado.

Entender como o seu cliente chega até às soluções que o seu negócio oferece, e o quotidiano do seu público, facilita bastante no planeamento de estratégicas mais assertivas e eficientes para cada etapa do atendimento ao cliente.

Por isso, é de máxima importância mapear os interesses do seu público e entender as suas reais necessidades. Por isso, entender a jornada do seu paciente é tão importante.

O passo a passo da jornada do paciente

A jornada do paciente é composta por importantes etapas, que evoluem desde o momento em que se dirigem à clínica e se transforma em clientes.

E embora existam diferentes interpretações, planeamos a jornada do paciente em 3 etapas:

  • Consciencialização e atração;
  • Atendimento odontológico;
  • Fidelização

Consciencialização e atração

Quando sente alguma dor ou identifica algum sinal de que a sua saúde oral não vai bem, qual é a atitude que toma? Se ainda não tem um médico dentista da sua confiança, certamente fará uma pesquisa na internet ou procurará indicações de profissionais com amigos e familiares, para escolher um que resolva de facto o seu problema.

Pois bem, está é a fase da consciencialização e atração. Quando o seu futuro cliente entendeu que há algo incomum a acontecer com a sua boca, dentes ou gengivas e começou a pesquisar soluções e quais os melhores médicos dentistas do mercado para atendê-lo.

Logo, o seu negócio precisa estar em evidência para ser visto pelo seu público-alvo. Este é o momento de planear estratégias eficientes e claras para divulgar os seus serviços e atrair pacientes para a sua clínica.

Mas para atraí-los, será preciso conhecer a realidade, os hábitos de consumo e as preferências do seu público-alvo. Como fazer isso? Uma opção interessante para isso é realizar pesquisas com os clientes do seu consultório, para conhecer melhor as suas preferências, necessidades e o que os levou a optar a sua solução.

Conseguiu atrair clientes e captar os seus dados? Este é o momento ideal de colocar a sua equipa de pré-vendas em ação para lhes agendar uma avaliação oral. 

Atendimento odontológico

Marcada a avaliação oral, foco total em realizar um excelente atendimento para os seus clientes. Desde a receção até aos procedimentos realizados pelos médicos dentistas, deve promover uma experiência única e agradável.

Faça com que eles se sintam seguros, preste um atendimento humanizado, personalizado e de alto padrão. Estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes será o melhor caminho para fidelizá-los.

Lembre-se: um atendimento de qualidade é a chave para um negócio de sucesso. Ainda mais tratando-se da área odontológica, que lida com pessoas cujos problemas causam-lhes insegurança, vulnerabilidade e baixa autoestima.

Em resumo, está é uma etapa decisiva na jornada do paciente. Portanto, tenha um consultório confortável, invista nos melhores equipamentos, contrate os melhores e mais experientes profissionais, evite atrasos na realização das consultas, defina um alto padrão de qualidade e atenda os seus pacientes de forma eficiente e humanizada.

Fidelização dos clientes

A etapa de fidelização dos clientes é o resultado conjunto das outras duas etapas. Mas, porquê? A fidelização é apenas consequência de o facto do seu negócio ter uma estratégia eficiente de atração de clientes e um atendimento odontológico de qualidade.

Um paciente satisfeito é um cliente que recorrerá ao seu consultório quando estiver com outro problema oral, pois confia, se sente segurança e tem o seu negócio em conta como referência de qualidade.

Além disso, ele também irá indicar o seu consultório para amigos e familiares, quando estes estiverem a apresentar problemas dentários. Logo, não terá conquistado somente um cliente, mas vários, ao focar os seus esforços na sua fidelização!

Entre as técnicas para fidelizar os seus clientes, destacamos três em especial:

  • Invista em tecnologia: existem diferentes ferramentas para ajudar a sua equipa em todas as etapas da jornada do paciente. Integração de dados, CRM, tabelas, aplicativos, equipamentos odontológicos que tornarão os atendimentos mais eficientes, etc. São muitas as alternativas, e com elas será possível atrair e fidelizar mais clientes.
  • Realize campanhas: planeie campanhas de marketing que incentivem os seus clientes a procurar e conhecer mais os seus produtos e serviços. Utilize para esta finalidade o envio de e-mails marketing, mensagens de SMS, invista no seu website e  em redes sociais, atualize o seu blog, etc.
  •  Forme parcerias: consolidar parcerias com laboratórios e clínicas de radiologia trará maior comodidade e conveniência para os seus clientes. Além de também atrair os clientes desses lugares para si, essas parcerias também aumentarão a sua credibilidade no mercado.

Conseguiu compreender o que é a jornada do paciente e algumas dicas que demos para melhorá-la? Desenvolver e estudar constantemente cada uma delas é o melhor caminho para o seu consultório odontológico ser bem-sucedido.

Sempre é possível melhorar processos e implementar novas soluções para tornar os seus serviços mais atraentes aos olhos dos seus clientes, basta estar atento ao mercado e às novas tendências.

Gostou de saber mais sobre a jornada do paciente? Não deixe de partilhá-lo com os seus pares e de continuar a acompanhar o nosso blog, para se manter bem informado e aprender mais sobre os negócios da área da Medicina Dentária.

 

Entre em contacto

Localização

Rua Brigadeiro Nunes da Ponte,

114 — 2º andar, Ed. Bessa Leite

Telefone

+351 800 282 282

E-mail

info@swissdentalhealthplans.com

Top